top of page

Férias e viagens: praias em Barra Velha


Barra velha situada no litoral norte de Santa Catarina é uma cidade relativamente jovem, foi emancipada politicamente no dia 7 de dezembro de 1961. Apesar de jovem a cidade tem muita história já registrada pela colonização açoriana que aqui chegou em meados do século passado.

Localização estratégica

Para quem chega em Santa Catarina pela BR101 no sentido Norte – Sul, vai ter como vista do mar as praias de Barra Velha. O município localiza-se em posição privilegiada em relação a importantes cidades e destinos turísticos do estado, como Joinville, Jaraguá do Sul, Blumenau, Penha (onde se encontra o Parque Beto Carrero World), Itajaí e Balneário Camboriú, bem como aos principais aeroportos (Navegantes e Florianópolis) e portos marítimos (São Francisco do Sul, Itajaí e Navegantes).

Muitos turistas optam em Hospedar-se em Barra Velha pela logística estratégica que a cidade oferece para deslocar-se rapidamente para outros importantes municípios da região não só para que vem a passeio mas a negócios.

PRAIAS

Barra Velha possui 20 km de costa litorânea dividida em 6 lindas praias:

Boca da Barra

Distante a aproximadamente 6 km do Centro, pode-se admirar o encontro das águas do oceano Atlântico com as águas do Rio Itapocú, onde a natureza revela a bondade divina com a paz, ao som das águas, junto com o canto dos pássaros e a companhia do ser humano. Pode-se acompanhar o pôr do sol no local, além do belo visual das dunas existentes.

Praia da Península Localizada na extremidade com Barra do Sul, distingue-se pelos moradores em Praia da Boca da Barra e Barrinha. Paralela à lagoa, é local especial para a prática do surfe. Também é a preferida para a promoção de Gincanas de Pesca de Arremesso.

Praia Central

Possui 800 metros de extensão, é a praia mais movimentada pelos turistas que visitam a cidade. Isso se dá em função de diversos serviços turísticos estarem dispostos na orla e ruas próximas. Ladeada pelo molhe de pedras, a praia central estende-se desde esse molhe até o Costão dos Náufragos. Aqueles que gostam de um bom passeio à beira-mar, podem percorrer toda a extensão da central em poucos minutos. Partindo do molhe, em direção ao Costão dos Náufragos, pode-se encontrar um visual típico do litoral: o colorido dos barcos artesanais, no ponto conhecido como “Porto dos Pescadores”.

Praia do Tabuleiro

A Praia do tabuleiro destaca-se pelo seu calçadão com vista para a praia e para o mar e pela diversidade que a praia oferece em termos variação do tipo de mar, que vai das pedras do costão dos náufragos até as pedras negras da praia do sol. Nas regiões próximas aos costões de pedra, o mar pode ficar mais agitado, dependendo da maré, do vento, do clima e da estação do ano, essas regiões são muito procuradas para a prática do surf.

Ao longo da sua extenção o mar é mais tranquilo , é uma das melhores opções para a família em Barra Velha.

Praia das Pedras Negras - do Sol

A denominação desta praia, situada antes do Costão das Pedras Brancas e Negras, veio dos surfistas, que frequentemente a utilizam para seu surf-treino e performances. Além desse esporte, a praia é também procurada pelos banhistas em virtude de seu visual; o entardecer ali é deslumbrante.

Costão Pedras Brancas e Pedras Negras

Encontro natural e raríssimo de dois costões de pedras, paralelos formados por uma divisa de pedras brancas e negras. A relevância científica e ecológica deste afloramento rochoso advém de sua antiguidade. Separa a Praia do Sol da Praia da Barrinha e tem como característica principal a divisão de cores. Do alto do costão podem ser avistadas várias praias da cidade.

Praia das Pedras Brancas - Barrinha

Possui mar calmo e foi denominada Barrinha pelos pescadores mais antigos de Itajuba Ela se estende desde o Costão das Pedras Brancas e Negras, no sentido sul, até o Rio Itajuba, onde inicia o acesso ao Morro e Praia do Grant.

Praia do Grant

Praia do Grant em Itajuba Barra Velha

Localizada entre a Praia da Barrinha e a Praia do Cerro, tem como principal característica: os barcos de pescas artesanais atracados próximos à praia, a presença da Ilha das Canas/Canavieiras ou do Grant, e de inúmeras pedras espalhadas pela areia e pelo mar. Os pescadores vendem peixes e camarões frescos nos períodos da manhã e da tarde, durante todo o ano.

Na Ilha do Grant também está a Gruta de Nossa Senhora dos Navegantes de onde, anualmente, parte a tradicional procissão em homenagem à santa.

Praia do Cerro

Em castelhano, cerro quer dizer “montanha”. O nome dado a este recanto foi assim escolhido por ser a última praia de Barra Velha, que se inicia logo após o Morro do Grant e se estende até a divisa com Balneário Piçarras. A Praia do Cerro tem mar grosso, e é também procurada pelos surfistas. Além do banho refrescante, outros atrativos são os quiosques, que atraem os banhistas.

LEIA TAMBÉM:

Pousada em Barra Velha

37 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page